Em 2023, a Solisluna comemora 30 anos de atividades.
Esse é um daqueles momentos em que refletimos sobre os caminhos percorridos até aqui e os que estão por vir. Estamos cientes de que se manter por três décadas no mercado editorial brasileiro é desafiador para qualquer editora, mas principalmente para uma editora nordestina, baiana, que preza por nossa cultura, nossos saberes e nossas gentes. Isso só pode ser motivo de celebração!
Tudo começou com um encontro casual e o amor pelos livros. No início da década de 1990, conheci Enéas Guerra, em uma gráfica em Salvador, enquanto imprimíamos nossos respectivos trabalhos. Lembro com muito carinho desse momento.
Enéas já contava com uma vasta experiência no mercado editorial, pois havia participado da criação de uma editora nos anos de 1980, cujo objetivo inicial era publicar o importante etnólogo e fotógrafo francês Pierre Verger, radicado na Bahia. Enéas trabalhou com Verger por 10 anos, cuidando das edições de arte de seus livros, bem como foi coautor de dois deles.
Especializada nas artes gráficas, com muita afinidade em diferentes técnicas de impressão, eu já dedicava alguns anos aos estudos sobre papel. Havia muita sinergia nas nossas diferentes especialidades. E uma paixão em comum: o design gráfico e editorial. Foi isso o que nos motivou a criarmos juntos, em maio de 1993, a SOLISLUNA Design e Editora.
Inicialmente, a empresa prestava serviços para instituições públicas e privadas, atendendo às demandas do mercado para assuntos relacionados à identidade visual e corporativa e design editorial. Editávamos livros sobre as histórias das instituições públicas e privadas. Durante muitos anos, este foi nosso principal foco.
Em 2010, alcançamos o sonho que existia desde o início: a criação de um selo editorial para distribuição no mercado nacional, bem como de um selo infantojuvenil, o que sempre esteve presente em nossos sonhos.
Desde então, a editora vem publicando importantes títulos e autores, construindo um catálogo valoroso, e se consolidando como referência no mercado editorial brasileiro.
É muita história pra contar!
Com amor sempre,
Valéria Pergentino
Sócia-fundadora da Solisluna Design Editora
|