A Poesia das Lendas

A Poesia das Lendas

por Edsoleda Santos

*autora da série Lendas Africanas dos Orixás

Esta coleção de livros ilustrados sobre os deuses africanos, editada e publicada pela Solisluna Editora, expressa o meu olhar de artista plástica, sobre a riqueza cultural do povo de tradição iorubá, a partir de seus mitos, lendas, histórias, saudações, orikis, rezas, e cantigas; fontes inspiradoras familiares, com as quais me sinto à vontade para criar e seguir adiante nas minhas pesquisas,  pois nasci e me criei na cidade do Salvador da Bahia, sendo  embalada no berço da mais pura africanidade.

Encantam-me essas histórias tão antigas contadas pelos guardiões do conhecimento ancestral, através da oralidade, recebendo novas interpretações à medida que são recontadas de geração para geração. As histórias narradas nesta série tiveram forte influência da minha herança ancestral. Para escrever as narrativas me baseei também nas lendas coletadas pelo etnólogo Pierre Verger, elas foram reunidas pelo pesquisador ao longo de anos de suas pesquisas entre os iorubás da Nigéria e do Benin. Outros autores como Síkírù Sàlámì, Roger Bastide, Cléo Martins, Lydia Cabrera e Mãe Stella de Oxóssi também foram fontes relevantes na minha pesquisa bibliográfica, além de importantes depoimentos como o de Mãe Branca de Omolú para a escrita do livro Obaluaê.

No meu baú de lembranças guardo as lendas e ensinamentos  que recebi da minha bisavó Ebami Maria Augusta Pires, filha de escravizados, e portadora de muitos saberes da cultura e religião africana. Foi um aprendizado espontâneo, prazeroso  e considero-o um alicerce significativo para a minha formação pessoal, social e profissional. Foi essa base que me fez abraçar a proposta da Solisluna Editora criando  uma  série, voltada para um público infanto-juvenil, divulgando  para as futuras gerações, esses conhecimentos sutis, inseridos nas metáforas da poesia das lendas, para a iluminação da alma.

Desenvolvi o processo criativo seguindo a narrativa das Lendas, onde os Deuses são humanizados para mostrar os seus feitos heróicos; e pensando na afinidade  entre africanos e baianos, escolhi para cenário dessas histórias, a paisagem urbana colonial de Salvador, testemunha viva da chegada dos africanos escravizados, presenciando o sofrimento e desamparo, causado pela diáspora. 

A construção dos personagens de cada história, vai fluindo de acordo com as  cenas, pois já são pérolas da memória, geradas pela minha convivência com  pessoas negras, e o povo de santo, na longa jornada da vida. Conto também com pesquisas bibliográficas sobre os costumes do povo  Nigeriano,  no passado e na contemporaneidade.

Esse conjunto de experiências e pesquisas reunidas nesta série de dez livros, tem como propósito a divulgação destes livros nas escolas, contando com a adoção dos professores, para que esses conteúdos sejam estudados e  trabalhados com os estudantes, em leituras e oficinas, nos diversos campos da  criatividade através das artes visuais, dança, música, teatro e literatura, reafirmando a importância do legado cultural africano na formação de todos nós.

 

Edsoleda Santos é natural da cidade de Salvador, Bahia, iniciou sua carreira como artista plástica em 1965. A partir dessa época, desenvolveu as técnicas de bico de pena e aquarela, dando ênfase ao desenho, usando como temas a arquitetura colonial de Salvador e a história em quadrinhos. Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisou várias técnicas, como pintura em acrílico, objeto e instalação; estudou temas de religião afro-baiana, procurando mostrar sempre a inter-relação arte, candomblé e natureza. Artista premiada e pesquisadora incansável, não encontrou dificuldade em ilustrar um tema tão profundo, pois, desde a infância, os mistérios da vida a encantaram, fazendo com que buscasse em sua própria experiência, principalmente a que teve com seus familiares, as maravilhosas inspirações que seu talento transforma em ações inspiradoras.

A série dos livros sobre os orixás e lendas africanas pela Solisluna Editora são: Exu, Ogum, Ibejis, Oxum, Oxumaré, Xangô, Iemanjá, Nanã, Obalauê e Oxalufã 

Voltar para o blog

1 comentário

Amo o seu trabalho, querida Edsoleda! Sempre digo que é uma bela oferenda aos Deuses e Deusas african@s. E quem ler mergulha nessa magia através das suas pinturas. Muito obrigado e Axé!

Joceval Santos

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

1 de 2