A Solisluna participa, com diversas atividades, da sétima edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontece de 9 a 13 de agosto, em Salvador. Este ano, a homenageada é Mãe Stella de Oxóssi (1925-2018), autora de ‘A Ialorixá e o Pajé’, lançado pela Solisluna em 2018.
O livro, ilustrado por Enéas Guerra, relata o período em que a ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, era uma jovem enfermeira. Uma história sobre seu encontro com o curandeiro, a troca de conhecimentos sobre plantas, ervas medicinais, raízes, sementes, folhas e rituais entre uma pessoa nascida na cultura afro-brasileira e outra na cultura indígena.
Durante o evento, nossos autores estarão presentes em mesas de debate e lançamentos de livros. No dia 10 de agosto (quinta-feira), às 18h, Edsoleda Santos apresenta ao público ‘Oxóssi’, escrito e ilustrado por ela. Na obra, o leitor conhece a força e a beleza desse Orixá que vive na floresta com o seu Ofá (arco e flecha). Esperto e ligeiro, Oxóssi torna-se um habilidoso caçador, desempenho importante para exercer seu papel de provedor dos lares.
Em 12 de agosto (sábado), Sara Bertrand realiza o minicurso para jovens ‘Caderno de notas’. O evento acontece na Sala Myriam Fraga, na Fundação Casa de Jorge Amado, das 10h às 13h. É necessário se inscrever previamente no site da Flipelô.
A escritora chilena participa, ainda, da mesa ‘Escrever as Mães - Maternidade e Resistência’, em conversa com Lilia Gramacho, em 13 de agosto (domingo), 11h, no Museu Eugênio Teixeira Leal. O tema do debate é também o título da sua próxima obra, que Sara define como um livro sobre mães, filhas, filhos, sobre o relacionamento das mães com elas ou eles, e com suas próprias mães e avós. “Ou seja, com toda a cadeia de maternidade que ocorre antes de uma mulher se tornar mãe. Esse é o ponto de partida, o resto, vocês terão que ir à palestra na Flipelô”, brinca.
O lançamento de ‘Roma Negra’, de Esteban Vivaldi, será no mesmo dia (13), às 16h. Durante a mesa ‘Roma Negra - Uma Cidade Ilustrada em Quadrinhos’, o autor conversa com o jornalista Gutemberg Cruz, um dos maiores especialistas em HQ na Bahia. A graphic novel editada pela Solisluna marca a estreia de Vivaldi no universo da literatura.
O artista visual ítalo-chileno mora em Salvador desde 2014. “Quando cheguei aqui, quis conhecer o Centro Histórico, a Cidade Baixa, os becos, os bairros e o Subúrbio. Era um mundo completamente novo que não parava de se revelar. Tudo isso começou a tomar consistência e a nutrir conjecturas que se transformaram nesse livro”, conta.
Espaço das Editoras Baianas
Ainda durante a Flipelô, todos os títulos do catálogo da Solisluna serão encontrados no Espaço das Editoras Baianas, na Faculdade de Medicina da Bahia (Famed). No local, também tem programação com os autores.
Dia 10 de agosto (quinta-feira), às 17h, será realizada a mesa ‘Ancestralidade, Sabedoria e Religiosidade’. Representando a editora, estarão Edsoleda Santos e Enéas Guerra, ilustrador de ‘A Ialorixá e o Pajé’.
Autor de ‘Transbordos’, Luiz Afonso Costa participa do debate ‘Um Olhar sobre as Cidades’, em 12 de agosto (sábado), às 15h. No mesmo dia, às 19h, Iêda Marques (do livro ‘Lembranceiras, Imaginário e Realidade’) conversa com o público sobre o tema ‘Retratos e Olhares’.