2024: Um ano de encontros e conquistas

Conheça os caminhos que trilhamos juntos em 2024, espalhando histórias e construindo pontes pelo Brasil e pelo mundo.

Este foi um ano movimentado, cheio de vida, e somos profundamente gratos a todos os leitores que nos acompanharam ao longo dessa jornada. Foi mais um ano de muito trabalho, dedicação e conexões, com diversos lançamentos e muitas feiras literárias pelo Brasil e pelo mundo!

Exposição "Encontro do Sol com a Lua"

A exposição Encontro do Sol com a Lua, composta por trinta ilustrações selecionadas no concurso de ilustração promovido pela Solisluna em 2023, na ocasião dos 30 anos da editora, esteve aberta ao público até abril de 2024 na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Náutico da Bahia, no Farol de Santo Antônio da Barra. Para quem não teve a oportunidade de visitar a mostra presencialmente, ainda é possível conferir as obras na exposição virtual disponível no site da Solisluna.

Lançamentos no início do ano

Em janeiro, lançamos Infâncias e Escritas - Produção de textos nas escolas, das autoras e pedagogas Andréa Luize, Andréa Dias Tambelli e Bárbara Franceli Passos, na Livraria Martins Fontes Vila Nova, em São Paulo. O livro, editado pelo Selo Emília e a Solisluna Editora, é um convite para que os educadores reflitam sobre sua prática nas situações em que as crianças escrevem, observem como elas aprendem e considerem caminhos que favoreçam o desenvolvimento de gêneros, vocabulários e práticas escritas.

Em fevereiro, o autor e psicólogo Alessandro Marimpietri esteve na Livraria Novesete, em São Paulo, para o lançamento do seu livro O que é o tempo?, ilustrado por Esteban Vivaldi. A obra nos coloca em contato com as indagações próprias da infância e nos convida a refletir sobre como lidamos com o passar do tempo. O evento na charmosa livraria contou com a presença do grupo Família que Brinca, que animou a criançada cantando a bela canção presente no livro. Na ocasião, o autor conversou sobre sua obra com o também psicólogo Alexandre Coimbra.

Em março, foi a vez do lançamento do livro da escritora e psicóloga Lilia Gramacho, Que conto nos conta? - A literatura inspirando a prática clínica. A obra aborda como, no ato narrativo, começa a história humana; essa necessidade de compreender o exterior e também o interior. O lançamento aconteceu na Livraria LDM - Bela Vista, em Salvador.

Abril: um mês de reconhecimento e novidades

BOP Bologna Prize

Valéria Pergentino e Kin Guerra

Abril chegou com força, abrindo novas perspectivas para a editora! Recebemos a indicação ao Bologna Prize (BOP) Best Children’s Publishers of the Year 2024, uma das premiações literárias mais importantes do mundo voltadas para as infâncias. A Solisluna foi a única editora brasileira entre os cinco finalistas da região da América Central, do Sul e Caribe. Nossos livros estiveram expostos nos estandes do Instituto Emília e do Programa Brazilian Publishers durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha. Além disso, uma mostra do nosso catálogo esteve em exibição no estande do Brazilian Publishers na Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo), onde o Brasil foi o país homenageado.  

Carrinho de Livros da Solisluna na Bienal do Livro

 

Na Bienal do Livro da Bahia, realizada no final de abril, celebramos o retorno do Ca(r)rinho de Livros da Solisluna, agora reformado e cheio de charme. Foi na Bienal que lançamos o primeiro livro de Mira Silva, A árvore mais sabida do mundo, ilustrado por Suzane Lopes. Essa narrativa poderosa e inspiradora destaca a importância dos sonhos e da educação, mesmo em circunstâncias adversas.

Mira Silva e Suzane Lopes no lançamento do livro A árvore mais sabida do mundo

Suzane Lopes e Mira Silva, autoras do livro A árvore mais sabida do mundo

Durante a Bienal, além do Ca(r)rinho de Livros, a Solisluna esteve presente no estande da Fundação Gregório de Matos, no coletivo Casa das Editoras Baianas, com livros em exibição, participação dos autores em mesas e debates, além de lançamentos tanto no estande quanto na programação oficial do evento.

Em abril, lançamos Projetos interculturais na escola – reflexão e ação no coletivo, da Coleção Canteiro de Obras, escrito por Abdeljalil Akkari e Mylene Santiago, o livro celebra a formação contínua dos educadores. A obra reflete sobre a integração da diversidade cultural nas escolas, oferecendo inspirações e ferramentas para transformar práticas pedagógicas em espaços de aprendizado e troca intercultural.

Maio, junho e julho: lançamentos e eventos marcantes

Uma obra de destaque que chegou ao nosso catálogo em maio foi Ugh! - Um relato do pleistoceno, um belíssimo livro publicado no Brasil pela parceria entre Solisluna e o Selo Emília. A obra, uma narrativa visual, conta a história do surgimento da narrativa por meio de ilustrações detalhadas e complexas feitas com grafite. O ilustrador peruano Rafael Yockteng e o autor colombiano Jairo Buitrago transformam a saga de uma comunidade buscando abrigo no inverno em uma verdadeira obra de arte.

Sara Bertrand no Car(r)inho de livros da Solisluna na FLIPF Feira Literária da Praia do Forte

No mesmo mês, participamos da Festa Literária Internacional da Praia do Forte (FLIPF),  que contou com a presença da autora chilena Sara Bertrand. Ela participou de duas mesas para o lançamento do seu quinto livro pela Solisluna Editora e Selo Emília, Escrever as mães - Maternidade e resistência. A obra convida os leitores a refletirem sobre o complexo campo das emoções evocadas pela maternidade, explorando-a para além dos estereótipos do imaginário coletivo.

Em junho e julho, mais dois lançamentos ocorreram na Livraria Novesete, em São Paulo. Mira Silva, acompanhada pela forte presença da atriz e percussionista Loiá Fernandes, apresentou A árvore mais sabida do mundo, em um evento musical especial.

Fabulações de Péricles Cavalcanti e Zélia Vitória

Para as crianças maiores, lançamos Fabulações, de Zélia Vitória, com músicas de Péricles Cavalcanti acessadas por QR codes. Inspirado nas fábulas de Esopo, o livro oferece uma história divertida que aprofunda o comportamento humano a partir da visão de um andarilho.

Janine Durand e Luciana Gerbovic

Ainda em julho, lançamos o livro Clubes de Leitura - uma aposta nas pequenas revoluções, de Janine Durand e Luciana Gerbovic. As educadoras participaram de diversos eventos e lançamentos, incluindo uma sessão especial na Livraria Martins Fontes Paulista durante A Feira do Livro em São Paulo, organizada pela Associação 451. Pelo terceiro ano consecutivo, marcamos presença na Feira do Pacaembu, em um estande coletivo junto a outras editoras de livros ilustrados, reafirmando nosso compromisso com a literatura de qualidade e a valorização da ilustração.

Fechamos o mês na charmosa Festa Literária de Mucugê, na Chapada Diamantina, na Bahia, com um estande a convite da organização da Fligê. 

Agosto, setembro e outubro: a presença de nossos autores

Em agosto seguimos para a Flipelô, a Festa Literária Internacional do Pelourinho, com o Car(r)inho de Livros e também na Igreja São Pedro dos Clérigos no Coletivo Casa das Editoras Baianas. Neste espaço organizamos duas mesas de debates: “Histórias que nos fazem: narrar para existir” com os autores e psicólogos Alessandro Marimpietri, Lilia Gramacho e Fátima Santa Rosa, “Literatura e infâncias: o papel dos mediadores e as experiências de leitura nas escolas”, com as autoras e educadoras Zélia Vitória Cavalcanti e Bárbara Passos e mediação da editora Valéria Pergentino.

Estivemos também na 9ª edição da Primavera dos Livros em São Paulo, evento com entrada gratuita que ocorreu entre os dias 30 de setembro e primeiro de outubro. Em seguida, os editores Kin e Valéria marcaram presença na quinta edição da Jornada Profissional do Programa Brazilian Publishers/CBL, encontro com editores internacionais que aconteceu durante a Bienal Internacional do Livro em São Paulo.

Felipe Munita

Com muito prazer, trouxemos ao mercado brasileiro a obra Eu, mediador(a), do chileno Felipe Munita, um título imprescindível sobre mediação da leitura lançado em parceria com o Selo Emília. O autor veio ao Brasil para os eventos de lançamento de seu livro, ocorridos em São Paulo na livraria Martins Fontes e na Bahia no VI ELEGE, promovido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Final de ano intenso em ações na Bahia e em São Paulo

João Américo e o seu livro publicado pela Solisluna

Em novembro, publicamos O Som de João Américo um importante título para a história do som na Bahia e no Brasil, o livro biográfico de João Américo, engenheiro e mestre da sonorização que revolucionou a qualidade do som na Bahia. A obra é composta por memórias de João, causos e homenagens dos principais nomes da música brasileira. A ligação da história dessa personalidade com a editora foi certeira; a Bahia é nossa casa e não poderíamos deixar de falar sobre um dos maiores nomes da música baiana.

Além disso, neste mês participamos da Feira da USP em São Paulo! O contato com nossos leitores traz sempre muitas surpresas e gostaríamos de agradecer a cada pessoa que separou um tempinho para nos visitar, comprar nossos livros, dar feedbacks sobre as publicações ou conhecer o nosso catálogo.

Destacamos aqui também a Feira Literária da Kurumi, que prestou homenagem à editora e nos convidou para fazer a curadoria da programação e para expor nossos livros. O evento contou com a presença dos autores, ilustradores e editores, Goya Lopes, Alessandro Marimpietri, Enéas Guerra, Suzane Lopes e Valéria Pergentino, além da atriz Jell Oliveira, que encantou as crianças e narrou nossas histórias com muita sensibilidade.

Já em dezembro, em uma live super especial, fechamos o ano com o lançamento de Gambiarra, do autor e designer Bruno de Almeida que evoca o reaproveitamento, o senso de comunidade e a criatividade como meios de criar uma vivência mais sustentável. Bruno ficou em primeiro lugar no concurso de ilustrações Encontro do Sol com a Lua, promovido pela editora em 2023, e a partir disso nossos laços foram estreitados e tivemos a alegria de publicar seu primeiro livro ilustrado! 

Gambiarra

Participação internacional 

Em 2024, conquistamos novos horizontes internacionais. Além da nossa participação na Feira de Bolonha em abril com a presença dos editores Valéria Pergentino e Kin Guerra, estivemos em quatro importantes eventos e programas de fellowship, todos representados por Kin.

Solisluna na Feira do Livro de Busan, Coreia do Sul (South Korea)

Na Coreia do Sul ele esteve por duas vezes, em junho na K-Book Copyright Market, em Seul, evento de intercâmbio de direitos autorais com editores de várias partes do mundo, e em novembro na primeira edição da Busan International Children’s Book Fair, onde participou de uma mesa e falou sobre o mercado de livros infantis na América Latina com foco no Brasil. Neste evento tivemos um estande para exibição de nossos livros e contamos com o apoio de dois estudantes de línguas estrangeiras da Universidade de Estudos Estrangeiros de Busan: Josué, um coreano que estuda português, e Julia, uma brasileira que estuda coreano.

Kin Guerra na Feira do Livro de Busan na Coreia do Sul
Kin Guerra na Feira do Livro de Sharjah

Outro importante evento do livro foi a 14ª Conferência de Editores em Sharjah. Kin participou da conferência pela terceira vez, trocando experiências com editores principalmente do mundo árabe e da África.

Além disso, estivemos na China Children’s Book Fair (CCBF) em Shanghai, a convite da Feira do Livro de Bolonha, no estande dos finalistas do BOP. Nosso livro Tecelagem foi incluído na exposição especial A Fabulous Wardrobe, sobre moda e costura nos livros infantis.

As viagens para Sharjah, Seul e Busan foram possíveis graças à seleção para os programas de fellowship dos países sede das feiras, que custeiam o deslocamento dos editores e dão apoio para a hospedagem durante o período de estadia

Encerrando o ano com gratidão

As publicações deste ano foram diversas e especiais, e estamos orgulhosos de cada uma delas. A presença dos livros da Solisluna em outros países é um reflexo do nosso compromisso com a qualidade literária e da construção de uma rede de leitores que atravessa fronteiras.

Encerramos 2024 com muitas conquistas, ampliando nossa presença no Brasil e no mundo. Seguimos em 2025 com o mesmo compromisso: construir uma literatura afetiva, sustentável e transformadora. Obrigado por fazerem parte dessa jornada!

Voltar

2 comentários

Sou irmão de Sônia Rangel, admiro muito o trabalho da Solisluna. Boas entradas, que 2025 seja de paz, muita paz.

Waldir Rangel

Feliz por receber a retrospectiva dessa linda editora!
Um 2025 bem especial para vocês!
Alba Lima.

ALBA REGINA PINTO DE AGUIAR ESTEVES LIMA

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

  • Um papo com Bruno de Almeida

    Um papo com Bruno de Almeida

    Com um olhar atento para as nuances do interior brasileiro, o trabalho de Bruno de Almeida transcende fronteiras ao explorar temas como sustentabilidade, convivência comunitária e reinvenção. Em sua estreia...

    Um papo com Bruno de Almeida

    Com um olhar atento para as nuances do interior brasileiro, o trabalho de Bruno de Almeida transcende fronteiras ao explorar temas como sustentabilidade, convivência comunitária e reinvenção. Em sua estreia...

  • Um bate-papo com Felipe Munita

    Um bate-papo com Felipe Munita

    Como formar leitores nos dias atuais?  Felipe Munita é professor e pesquisador na Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade Austral do Chile. Tem publicados os livros Fazer da leitura...

    Um bate-papo com Felipe Munita

    Como formar leitores nos dias atuais?  Felipe Munita é professor e pesquisador na Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade Austral do Chile. Tem publicados os livros Fazer da leitura...

  • Um papo com Mira Silva

    Um papo com Mira Silva

    Representatividade e protagonismo negro na literatura infantil. Reconhecida profissional do audiovisual, Mira Silva comandou, por muitos anos, diversos programas de destaque na Rede Bahia, em Salvador. Atualmente, é diretora do...

    Um papo com Mira Silva

    Representatividade e protagonismo negro na literatura infantil. Reconhecida profissional do audiovisual, Mira Silva comandou, por muitos anos, diversos programas de destaque na Rede Bahia, em Salvador. Atualmente, é diretora do...

  • Solisluna indicada ao Bologna Prize, uma das premiações literárias mais importantes do mundo

    Solisluna indicada ao Bologna Prize, uma das premiações literárias mais importantes do mundo

    A Solisluna está concorrendo, pela primeira vez, como Editora do Ano ao Bologna Prize (BOP) Best Children´s Publishers of the Year, uma das premiações literárias para as infâncias mais importantes do mundo....

    Solisluna indicada ao Bologna Prize, uma das premiações literárias mais importantes do mundo

    A Solisluna está concorrendo, pela primeira vez, como Editora do Ano ao Bologna Prize (BOP) Best Children´s Publishers of the Year, uma das premiações literárias para as infâncias mais importantes do mundo....

1 de 4